Dermatologia

 

 

 

É a parte da Medicina Veterinária que se dedica ao estudo e tratamento das enfermidades de pele e anexos (unhas e pelos).  Na Clínica Veterinária de animais de companhia as doenças de pele e pelagem estão entre as mais freqüentes no dia-a-dia e, na maioria das vezes, modificam tanto as características da pele que trazem muito desconforto tanto para os animais quanto para seus proprietários que deixam de acariciá-los como gostariam.

 

Dra. Danielle Reimer Sampaio

  • Pós graduada em Dermatologia em pequenos animais.

  • socia da Sociedade brasileira de dermatologia veterinaria

  • Graduada pela universidade de alfenas.

 

Toda vez que um cão se coça tem alergia?
Não.  Existem várias outras alterações na pele dos cães que provocam a sensação desagradável de coçar.  Entre as mais freqüentes estão algumas doenças causadas por parasitos como a escabiose (sarna sarcóptica), por bactérias (estafilococos) ou por fungos (malasseziose).  Somente um veterinário pode diferenciá-las e tratar corretamente seu animal.

Que tipos de doenças de pele eu posso “pegar” do meu animal?
Existem poucas doenças de pele que são contagiosas e que os cães ou gatos podem transmitir aos seus proprietários.  Dentre as doenças fúngicas temos que chamar atenção para a dermatofitose e a esporotricose, que podem ser transmitidas às pessoas por cães e gatos quando contaminados por estes agentes.  Novamente enfatizamos a escabiose que é um tipo de sarna contagiosa tanto de cães e gatos, assim como as otoacaríases.  A leishmaniose é uma doença parasitária que pode ser transmitida aos homens, mas não por contágio direto e sim por picadas de alguns tipos de mosquitos.  Para cada uma dessas doenças existe o diagnóstico correto e o tipo de tratamento adequado prescrito pelo seu Veterinário.

Por que o que eu como não pode ser dado para os meus cães?
Porque alimentos como as guloseimas para pessoas contêm corantes, antioxidantes e conservantes para os quais o organismo dos animais não está acostumado. Para os cães estes alimentos podem provocar reações de hipersensibilidade e o órgão alvo das lesões é, em geral, a pele.